Passo a passo de como mudar de contador de forma assertiva
Mudar de contador pode ser fundamental para o bom funcionamento e para o desenvolvimento da sua empresa. Por isso, conheça o passo a passo de como realizar essa mudança de maneira efetiva
A contabilidade é um dos setores mais importantes de qualquer empresa e, por isso, deve ser administrada por profissionais altamente qualificados, experientes e que consigam atender às necessidades e às expectativas do empreendimento.
Contudo, por diversos motivos, você pode precisar trocar o profissional que cuida da gestão contábil da sua empresa. Mas como realizar essa mudança?
Não se preocupe, nós vamos te ajudar!
Continue a leitura e conheça o passo a passo de como mudar de contador agora mesmo. Tudo isso de forma fácil, segura e sem dores de cabeça.
Acompanhe!
É possível mudar de contador?
Sim, é possível mudar de contador. Não só é possível, como é um direito do cliente, sendo ele pessoa física ou pessoa jurídica.
Sendo assim, caso você não esteja satisfeito com o serviço e com o atendimento do seu contador ou caso esse profissional não consiga mais atender às necessidades da sua empresa, o ideal é buscar um novo escritório de contabilidade.
Lembre-se que não existe hora certa para mudar de contador, o momento certo é a sua necessidade. Então, se você viu que esse profissional não está mais conseguindo cumprir as obrigações de acordo com as suas expectativas e com as suas necessidades, não hesite e faça a mudança já. Afinal, uma boa contabilidade é fundamental para a saúde financeira da sua empresa.
Mas você sabe como mudar de contador? Vamos explicar o passo a passo a seguir.
Veja também:
- Veja O Checklist De Todos Os Documentos Necessários Para Trocar De Contabilidade;
- Contabilidade Consultiva: Como Ela Pode Ser Útil Ao Seu Negócio.
Como mudar de contador? Confira o passo a passo!
1. Analise o contrato com o atual contador
O contrato é uma forma de proteger tanto o cliente quanto o contador. Lá, foi acordado todo o processo de contratação desses serviços, como as obrigações do profissional, os valores, os prazos e até mesmo, em alguns casos, as cláusulas referentes à multa por rescisão contratual e às possíveis obrigações de aviso prévio.
Por isso, é importante que você consulte e analise esse contrato para que o acordo seja firmado a fim de evitar problemas legais por possíveis quebras contratuais.
2. Verifique as possíveis pendências deixadas pelo seu atual contador
Pode até parecer uma atividade trabalhosa, mas é uma etapa fundamental para ter uma maior assertividade ao mudar de contador.
Diante disso, verifique se há alguma pendência deixada pelo seu contador e faça o levantamento de todas elas, ou seja, verifique se existem processos relacionados à gestão contábil, fiscal e tributária da sua empresa que ainda estão em execução ou que ainda precisam ser resolvidas, como:
- Declarações que precisam ser finalizadas;
- Parcelamento de débitos municipais, estaduais e federais;
- Balanço patrimonial;
- Tributos que ainda precisam ser apurados etc.
Isso fará com que o processo de transição da contabilidade seja muito mais assertivo e otimizado.
Contudo, lembre-se: tratando-se de erros durante os serviços do contador anterior, a responsabilidade continua sendo dele.
3. Comunique sua decisão ao contador atual
Você deve comunicar a sua decisão ao seu contador atual e formalizar a rescisão do contrato.
Você também precisa realizar a solicitação de todos os documentos relacionados à contabilidade da sua empresa, como:
- Senhas e logins para acessar os sistemas devidos;
- Relatórios de possíveis pendências nas esferas governamentais;
- Termo de transferência de responsabilidade técnica para poder formalizar a transição, assim como a data de encerramento do contrato.
4. Escolha uma contabilidade adequada à sua realidade
É importante que, antes do encerramento do contrato, você já comece a pesquisar uma nova contabilidade, levando em conta o atendimento, a experiência, os serviços disponíveis, a facilidade do contato e se a política do escritório contábil vai ao encontro da política da empresa.
O novo contratado ainda pode auxiliar você no processo de troca de contador, tornando todo o processo mais facilitado.
Por fim, lembre-se de enviar toda a documentação referente à contabilidade da empresa para o novo escritório.
Conte com a excelência do FAS group!
Agora que você já sabe como mudar de contador, já pode começar a se preparar, e nós, do FAS group, podemos te ajudar em todo o processo de mudança. Assim, tudo se tornará ainda mais fácil, sem burocracias e sem dores de cabeça.
Estamos há mais de 59 anos auxiliando empresas de diferentes portes e de diversos segmentos a se manterem em conformidade legal e trazendo soluções versáteis, criativas e assertivas para o crescimento e para o desenvolvimento de cada um dos nossos clientes.
Entre em contato conosco e conheça de perto as soluções que preparamos para você!
CLIQUE AQUI E CONHEÇA DE PERTO A CONTABILIDADE IDEAL PARA A SUA EMPRESA!