No atual cenário empresarial, cada vez mais digitalizado, a administração de um e-commerce requer habilidades que ultrapassam aquelas necessárias para gerenciar uma loja física. Mesmo para empreendedores experientes, é fundamental compreender os complexos procedimentos burocráticos envolvidos na operação de um negócio virtual.
Manter as contas do seu e-commerce em ordem, desde os estágios iniciais até a implementação de estratégias tributárias são práticas essenciais para o sucesso sustentável da empresa.
O crescimento acelerado do modelo de negócio online em um curto espaço de tempo pode acabar te levando do céu para o inferno se não observar alguns pontos importantes.
Mas quais são eles? É o que você descobrirá logo a seguir…
| O primeiro e mais importante passo para a regularização do seu E-commerce
Ao iniciar um empreendimento digital, é fundamental que o empreendedor proceda com o registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à junta comercial e à prefeitura local. Embora seja possível operar utilizando apenas o CPF, obter o CNPJ confere credibilidade ao negócio, inspirando confiança nos consumidores e proporcionando uma série de benefícios, como a capacidade de emitir notas fiscais e o acesso a condições de crédito mais favoráveis.
Além de facilitar a emissão de notas fiscais, o CNPJ abre portas para vantagens estratégicas, como a possibilidade de obter crédito com taxas de juros mais atrativas e realizar compras no atacado de forma simplificada. Operar um e-commerce de maneira legal não apenas garante a conformidade com a legislação, mas também estabelece uma base sólida para o futuro do negócio.
| Você sabe qual é o regime tributário ideal para o seu E-commerce?
Essa é uma peça chave para que o seu e-commerce funcione de maneira adequada e atinja o sucesso que você tanto busca.
Apesar das restrições, como a proibição de ser sócio de outra empresa, o MEI (Microempreendedor Individual) é uma escolha popular entre os iniciantes, que proporciona simplificação tributária e benefícios previdenciários. Trata-se de uma opção que costuma se esgotar rapidamente nesse ramo, afinal o teto de faturamento é de até R$ 81 mil por ano.
Nesse ponto em diante, você pode optar entre Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, mas isso demanda uma avaliação meticulosa das características e exigências do empreendimento; afinal, cada regime tributário apresenta suas próprias especificidades, as quais influenciam diretamente nos custos e na eficácia financeira do e-commerce.
Pensando nisso, nós, da FAS Group, temos um time especializado e preparado para auxiliar o seu e-commerce em assuntos contábeis e tributários.
Somos um escritório com mais de 60 anos de experiência, focado em apoiar empresas e em auxiliar pessoas físicas e jurídicas. Assim, enquanto trabalhamos para organizar a casa, você se concentra naquilo que você faz de melhor.
Se você se interessou em saber se o seu comércio online está trilhando a trajetória correta e mais rentável ou, ainda tem alguma dúvida sobre como funcionam os processos envolvidos numa operação virtual, fale conosco.
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