IFRS: saiba mais sobre as normas internacionais para a sua multinacional
Entenda o que é a IFRS e fique por dentro das normas internacionais para a sua multinacional
IFRS significa International Financial Reporting Standards (Normas Internacionais de Informação Financeira). É um conjunto de normas contábeis que são utilizadas pelas empresas para relatar seu desempenho financeiro.
Trata-se, portanto, de normas muito importantes para sua empresa multinacional. Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o IFRS para que você fique por dentro das normas internacionais para a sua multinacional. Confira!
O que são as Normas Internacionais de Informação Financeira (IFRS)?
O IFRS é o conjunto de normas contábeis que as empresas podem utilizar para relatar seu desempenho financeiro. O International Accounting Standards Board (IASB) desenvolveu as IFRS como uma alternativa aos Princípios Contábeis Geralmente Aceitos (GAAP).
A adoção das IFRS tem sido obrigatória para empresas listadas em países da UE e de fora da UE desde janeiro de 2015. Entretanto, o uso das IFRS não está limitado apenas às empresas listadas; as empresas privadas também podem adotar estas normas, mas não é obrigatório.
Diferenças entre IFRS e US GAAP
A principal diferença entre IFRS e US GAAP é que o IFRS se baseia em um único conjunto de regras contábeis aplicadas consistentemente em todo o mundo, enquanto as normas contábeis GAAP variam significativamente de um país para outro.
Embora as IFRS e os conceitos dos GAAP dos EUA sejam semelhantes, as regras são muitas vezes diferentes. Isto torna difícil para as empresas multinacionais utilizarem as mesmas normas contábeis que utilizam em seus países de origem quando relatam seus resultados financeiros em outros países.
Para lidar com este problema, o International Accounting Standards Board (IASB) desenvolveu as International Financial Reporting Standards (IFRS), que se baseiam nos mesmos conceitos dos U.S. GAAP.
Prós da adoção das IFRS
- A adoção das IFRS é obrigatória para empresas listadas em países da UE e de fora da UE. Isto significa que todas as empresas listadas nesses países devem reportar utilizando as IFRS.
- Uma empresa pode tanto relatar utilizando suas normas contábeis do país de origem quanto as IFRS.
- A aplicação do IFRS é consistente em todos os países que o utilizam, o que facilita a comparação dos resultados financeiros entre as empresas.
- O IFRS é mantido atualizado devido aos novos e evolutivos desafios no ambiente empresarial, o que leva à melhoria dos padrões de relatórios financeiros.
- O IFRS é baseado em princípios de mercado, o que significa que é um reflexo melhor do que está acontecendo no mercado.
Contras da adoção das IFRS
- O IFRS é um conjunto muito abrangente de regras contábeis. As empresas que adotam as IFRS podem precisar contratar pessoal adicional para ajudá-las a cumprir essas regras.
- As empresas que adotam as IFRS devem continuar a cumprir com estas normas contábeis mesmo quando não estão mais listadas. Isto pode tornar mais difícil para elas comparar seus resultados financeiros com os resultados de empresas listadas que relatam utilizando GAAP.
Mantenha a conformidade de sua multinacional com o suporte especializado do FAS group
Sabemos que as normas internacionais podem ser bastante complexas para quem não é especialista no assunto.
Por isso, contar com uma contabilidade especializada em multinacionais é fundamental para manter sua empresa organizada, saudável e em conformidade com as normas vigentes.
Desse modo, saiba que nós, do FAS group, somos a contabilidade certa para a sua multinacional.
Entre em contato conosco!
CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM OS NOSSOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS!