Entenda como funciona o processo de nacionalizar e reestatizar empresas e saiba qual é a sua importância!
Esclareça as principais dúvidas sobre nacionalizar e reestatizar e compreenda como funcionam essas questões
A globalização tem cada vez mais promovido diversas mudanças e impactos na sociedade como um todo, podendo ser observados em nossa cultura, em nosso comércio, em empresas e em tantos outros aspectos.
Com isso, a possibilidade de consolidar empresas em outros países e empresas se consolidarem no Brasil é um caminho cada vez mais explorado.
Entretanto, para isso, entender alguns conceitos é algo fundamental, como é o caso do processo de nacionalização e reestatização.
Dessa forma, ao longo deste artigo, vamos apresentar todos os pontos que você não pode deixar de saber para nacionalizar e reestatizar sua empresa no Brasil.
Nacionalizar e reestatizar – do que se trata?
Para começarmos a tratar sobre esse assunto, é fundamental compreender do que se trata cada termo.
Isso porque é preciso entender como funciona cada processo a fim de que possam ser realizados da forma adequada, evitando erros em sua empresa.
Por isso, vamos falar sobre cada um deles.
Nacionalizar empresa
A nacionalização de empresa nada mais é do que o processo necessário para que uma empresa se estabeleça em um país, cumprindo com as normas e legislações do país de destino.
Dessa forma, para que uma empresa se nacionalize no Brasil, é preciso cumprir com pontos como:
- Ter um representante no Brasil;
- Estatuto ou Contrato Social;
- Prova de realização do capital;
- Cumprir com as questões fiscais brasileiras; entre outros.
Para isso, ter o suporte de profissionais especializados para auxiliar com essa questão é fundamental, justamente a partir da necessidade de que tudo seja feito corretamente e a regularidade seja garantida.
Reestatizar empresa
A privatização de empresas estatais é uma realidade comum, contudo, muitas vezes, não gera os benefícios e resultados esperados.
Isso porque, por vezes, é esperado que a privatização promova mais qualidade, melhores condições econômicas, entre outros pontos, o que pode não ocorrer…
Com isso, a retomada de empresas para o poder público é o que chamamos de reestatização.
Reestatizar empresa tem sido uma tendência que está ganhando força mundial, com diversas empresas privadas devolvendo a gestão ao poder público.
Entretanto, lidar com isso é um desafio, visto que envolve questões contratuais e financeiras.
Os cuidados que devem ser tomados para nacionalizar e reestatizar
Para que esses processos possam ser realizados sem erros e complicações, a expertise no assunto é indispensável, afinal, existem diversos detalhes que precisam ser minuciosamente considerados para que não ocorram problemas, tanto na nacionalização, quanto na reestatização.
Por isso, os cuidados que precisam ser tomados são:
- Informar-se sobre o assunto (como você está fazendo agora);
- Ter um planejamento;
- Fazer uma análise de viabilidade;
- Contar com o suporte de especialistas no assunto.
Conte com o Fas Group!
Como mencionamos, ter o suporte de profissionais especializados no assunto é crucial e, para isso, você pode contar conosco, do Fas Group.
Nossa equipe está sempre atualizada em relação a esse assunto e preparada para te dar todo o suporte necessário para que tudo seja realizado de forma adequada.
Portanto, basta entrar em contato conosco agora mesmo! Estamos apenas aguardando você.