Entenda como fazer a gestão de cobrança de maneira estratégica
Informações que vão ajudar você a otimizar a forma como a gestão de cobrança é realizada o seu empreendimento
Se você é um gerente em uma organização, você sabe como é importante acompanhar o fluxo de caixa e ter uma gestão de cobrança eficiente.
Entretanto, muitas empresas se debatem com isso.
Aqui estão seis dicas para uma gestão de cobranças mais eficaz em sua empresa.
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Dica 01 – Seja diligente e mantenha-se em cima de seus recebíveis
Uma grande parte da gestão de cobranças fica por conta de seus recebíveis.
Você precisa estar constantemente monitorando quem pagou o que e quem não pagou absolutamente nada.
Isso significa verificar seu software ou banco de dados que rastreia essas informações regularmente.
Você precisa saber quem está por trás e o que você pode fazer a respeito.
Se sua empresa depende de serviços ou produtos, isso é especialmente importante. Se você tem clientes que lhe encomendaram produtos que ainda não pagaram, isso é um custo enorme para sua empresa.
Você precisa estar sempre atento a isso, também deve acompanhar suas vendas e outros pagamentos que entram na empresa, tais como folha de pagamento e impostos.
Isso faz parte de uma gestão de cobranças eficaz.
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Dica 02 – Use ferramentas que automatizam seus processos
Há muitas ferramentas por aí que podem ajudar a automatizar seu processo de coleta.
Você pode usar o software de e-mail para enviar e-mails de lembrete para pessoas que não pagaram; ainda, você também pode usar o software de chamada para ligar automaticamente para as pessoas que não pagaram.
Uma ferramenta muito eficaz é o envio automático de mensagens de texto.
Esta pode ser uma forma muito eficaz de entrar em contato com clientes que ainda não pagaram.
Com estas ferramentas, você não tem que gastar muito tempo ligando manualmente ou enviando e-mails para as pessoas, tudo será automatizado.
Há, também, grandes empresas especializadas na gestão de cobranças. Elas podem ser capazes de entrar em contato com seus clientes e ajudá-los a pagar suas contas.
No entanto, isso pode ser caro e, geralmente, não é recomendado para pequenas empresas.
Dica 03 – Estabelecer uma cultura de responsabilidade
A gestão de cobranças exige que você responsabilize seus clientes ou clientes por suas dívidas.
Você tem que pedir o pagamento quando ele é devido e certificar-se de que as pessoas estejam cientes de que você precisa dele.
Há várias maneiras de fazer isso.
Primeiro, você pode ter um acordo por escrito com seus clientes que define quais são as condições de pagamento.
Certifique-se de ser muito claro sobre quando os pagamentos são devidos e tenha sido escrito em algum lugar.
Você também pode dar aos seus clientes a opção de configurar pagamentos automáticos.
Isso facilita o pagamento pontual a cada mês.
Dica 04 – Tenha sempre um “plano B”
Há muitas empresas que dependem de uma única fonte de recursos.
Elas podem vender apenas um determinado tipo de produto e esperar que ele traga receita ou podem contar com um determinado cliente para trazer dinheiro.
Isto é um grande erro e pode ser perigoso.
É importante que sua empresa tenha múltiplas fontes de recursos.
Uma dica essencial é ter vários produtos ou serviços que vende e ter diferentes clientes de diferentes indústrias, também deve ter múltiplas formas de trazer dinheiro em cima disso.
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Se você seguir essas dicas, você terá uma gestão de cobranças muito mais eficaz e um melhor fluxo de caixa em sua empresa.
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