Tudo sobre a atualização da Tabela TIPI e a nova Tabela NCM

Confira A Atualizacao Da Tabela Tipi E As Mudancas Da Nova Tabela Ncm Em 2022 Blog - Contabilidade em Indaiatuba - SP

Compartilhe nas redes!

Entenda a atualização da Tabela TIPI e as mudanças da Tabela NCM em 2022

Tire todas as suas dúvidas sobre a atualização da Tabela TIPI e as mudanças na Tabela NCM em 2022

Você sabia que muitos códigos NCM foram desativados e que novos foram criados com as mudanças na Tabela NCM em 2022? 

No artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essas mudanças, bem como sobre a atualização da Tabela TIPI, a fim de que você mantenha a sua empresa regular e de que evite problemas com a fiscalização.

Acompanhe!

O que é o NCM?

Antes de entender as atualizações e as mudanças na Tabela TIPI e na Tabela NCM, é importante entender o que significa esse termo, não é mesmo? Então, vamos à sua definição!

Utilizada desde 1995, a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) consiste em um código de 8 dígitos que são utilizados pelos países integrantes do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) para:

  • Identificar a natureza dos produtos que são comercializadas nesses países;
  • Facilitar a coleta de dados sobre as operações de compra e venda de produtos dentro e fora do país;
  • Facilitar a tributação devida de cada produto.

Qual a importância do NCM para a sua empresa?

Com a publicação do Ajuste SINIEF 22/13, o uso do código NCM passou a ser obrigatório nas notas fiscais, tanto as do consumidor (NFC-e) quanto as do produto (NF-e).

Dessa forma, se sua empresa emite nota fiscal, o uso do NCM é obrigatório!

Além disso, o uso desses códigos permite que ocorra a tributação correta de cada produto comercializado em seu empreendimento e ajuda a evitar a sonegação fiscal.

Sendo assim, entender como funciona a Tabela NCM é muito importante para que você evite problemas com a fiscalização e para que realize a emissão de notas fiscais de forma correta. 

Em 2022, houve algumas mudanças e atualizações na Tabela TIPI e na Tabela NCM. Com essas mudanças, alguns códigos foram desativados, e novos foram criados. Por isso, entenda, a seguir, um pouco mais sobre essas mudanças.

O que mudou com a atualização da Tabela TIPI e as mudanças da nova Tabela NCM em 2022?

Como foi falado anteriormente, muitos códigos NCM foram desativados, e novos foram criados. Isso ocorreu através da Resolução Gecex nº 272/2021 (TEC), que permitiu a criação de 573 novos códigos e a exclusão de 441 códigos existentes.

No entanto, por que essas mudanças ocorreram? Essas alterações foram necessárias para a Tabela NCM à nova Tabela TIPI, que passou a valer em 1 de maio de 2022.

A nova Tabela TIPI tem o propósito de reunir todas as mudanças realizadas no decorrer dos anos na tabela anterior em uma única tabela, em um único documento.

Isso significa que é necessário ficar atento, pois, além das mudanças nos códigos NCM, a sua empresa também poderá precisar declarar um valor de IPI diferente nas notas fiscais, seguindo as novas regras.

Para acessar a nova Tabela NCM, basta clicar no link abaixo:

Mantenha o seu comércio organizado e seguindo a legislação com os serviços de excelência da FAS Group!

Nós, do FAS group, somos uma contabilidade especializada em comércio que atua desde 1962 trazendo soluções de excelência para que cada um dos nossos clientes mantenha suas empresas organizadas, lucrativas e em plena conformidade com a legislação.

Os nossos profissionais altamente qualificados e experientes estão constantemente atualizados sobre as mudanças que afetam o seu comércio. Por isso, estamos preparados para ajudar o seu comércio com a mudança nas tabelas NCM e TIPI a fim de que você emita suas notas fiscais corretamente e de que evite problemas com a fiscalização.

Logo, não perca mais tempo! Entre em contato conosco agora mesmo para que possamos ajudar você!

CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM O SUPORTE CERTO PARA O SEU COMÉRCIO!

5/5 - (1 vote)

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Conteúdo atual, relevante para a sua empresa e de fácil acesso: você encontra aqui.

Trabalhamos com o foco de levar respostas às suas principais dificuldades, e isso também você poderá perceber em nossas produções.

Então, assine agora nossa newsletter e receba diretamente em sua caixa de e-mail material de qualidade que vai transformar a forma como você administra sua empresa.

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Veja o segredo para pagar menos impostos em seu comércio…
Cresta Posts Box by CP

Aviso Legal LGPD

Ao seguir com o envio do formulário, o titular registra sua manifestação livre, informada e inequívoca pela qual, concorda e consente que a FAS GROUP, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 26.744.918/0001-39, realize o tratamento dos seus dados pessoais aqui coletados para finalidade de envio de e-mails marketing e newsletter.

A FAS GROUP, reforça que o Titular pode exercer seus direitos de informações e revogação de uso dos seus dados a qualquer momento mediante requisição através do e-mail: privacidade@fasgroup.com.br.