Descubra como a sonegação fiscal prejudica a sua empresa
A sonegação de impostos é uma prática ilegal que consiste em deixar de pagar impostos conscientemente. Ela pode ser praticada por empresários, mas também por cidadãos comuns e empreendimentos de todos os tamanhos.
A sonegação de impostos pode parecer uma alternativa para fugir da alta carga tributária do Brasil, mas essa prática acaba por prejudicar a gestão empresarial e os sócios a longo prazo. Isso ocorre porque a sonegação de impostos pode trazer sérias consequências legais, financeiras e até mesmo pessoais para os envolvidos.
Sonegação: por que é um crime?
Há vários riscos envolvidos na sonegação de impostos. Em primeiro lugar, ela é ilegal e pode levar à penalização por parte das autoridades fiscais. Isso pode incluir multas e penas de prisão, dependendo da gravidade do crime.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A FAS Group pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Além disso, a sonegação de impostos pode prejudicar a reputação da pessoa ou empresa envolvida e afetar sua capacidade de obter empréstimos ou outras formas de financiamento no futuro.
O que diz a legislação a esse respeito?
O Código Tributário Nacional também prevê penalidades para a sonegação fiscal, incluindo multas e penas de prisão em alguns casos.
Ademais, o CTN estabelece regras específicas para a apuração de sonegação fiscal, como o prazo de prescrição para a ação de cobrança de impostos devidos e as provas que podem ser utilizadas para comprovar o crime.
Além dessas leis, existem outras normas que abordam a sonegação fiscal, como a Lei de Improbidade Administrativa, que prevê penalidades para aqueles que praticam atos de improbidade no exercício de cargo público, incluindo a sonegação de impostos.
Segundo a Lei nº 4.729/ 1965, é considerado sonegação de imposto:
- Declarar valores falsos ou omitir declaração financeira (total ou parcial). Note a diferença em relação a inadimplência fiscal: para ser considerada sonegação, é necessário que os valores declarados sejam falsos ou omitidos. Caso os valores não sejam pagos, mas estejam corretamente declarados, isso é classificado como inadimplência fiscal.
- O uso ou omissão de dados incorretos, sejam eles referentes a rendimentos, vendas ou operações de qualquer natureza.
- Alteração de despesas, declarando uma despesa maior que a real a fim de obter uma redução nos tributos.
- A alteração de qualquer tipo de documento que diga respeito a operações de compra e venda, como as notas fiscais.
Como melhorar a gestão empresarial sem a sonegação de impostos?
Existem diversas maneiras de melhorar a gestão empresarial sem recorrer à sonegação de impostos. Algumas dicas incluem:
- Fazer um bom planejamento financeiro: ter um bom controle dos fluxos de caixa e dos compromissos financeiros da empresa pode ajudar a garantir que os impostos devidos sejam pagos corretamente.
- Controlar os estoques: mantendo o controle dos estoques, é possível evitar excessos e minimizar os custos com armazenamento e perdas. Além disso, é possível aumentar a eficiência da empresa.
- Gerenciar o tempo com eficiência: uma gestão eficiente do tempo pode ajudar a maximizar a produtividade e reduzir os custos operacionais. Isso pode ser feito através da otimização dos processos internos e do uso de ferramentas de gerenciamento de tempo.
Se você deseja evitar problemas fiscais, trabalhistas e previdenciários e precisa de ajuda de profissionais especializados para gerenciar sua empresa de forma eficiente, o FAS group pode ajudá-lo.
Com uma tradição em oferecer serviços de contabilidade de qualidade para empresas industriais, atacadistas e multinacionais, o FAS group está pronto para auxiliá-lo a aumentar suas vendas.
Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores e saiba mais