Fim da EIRELI: saiba tudo sobre o assunto

Fim Da Eireli Entenda Tudo A Respeito Blog - Contabilidade em Indaiatuba - SP

Compartilhe nas redes!

Tudo o que você precisa saber sobre o fim da EIRELI

Entenda, neste artigo, tudo o que você precisa sobre o fim da EIRELI

Durante o processo de abertura e formalização de empresas, uma das etapas mais importantes é a definição do formato jurídico do empreendimento.

Dessa forma, os empreendedores tinham 4 opções de escolha: MEI, EI, EIRELI e LTDA.

Contudo, em agosto de 2021, com a Lei 14.195, foi determinado o fim da empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI), que passou a ser substituída pela sociedade limitada unipessoal (SLU).

Mas você sabe quais são as implicações dessa mudança para quem era EIRELI ou para quem pretendia escolher esse formato jurídico?  

No artigo de hoje, vamos trazer as respostas para essa e outras perguntas a respeito do fim da EIRELI.

Acompanhe!

O que era a EIRELI e quando ela acabou?

A empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) foi criada em julho de 2011 através da Lei Nº 12.441. Tratava-se de um formato jurídico com um único sócio responsável, em que o proprietário possuía responsabilidade limitada, ou seja, os seus bens e os bens da empresa eram separados.

Para poder ser EIRELI, não havia a exigência limite de faturamento, mas o empreendedor era obrigado a realizar a declaração de capital social mínimo de 100 salários mínimos.

Por muito tempo, ela foi uma das opções escolhidas por muitos empreendedores brasileiros. Contudo, o fim da EIRELI ocorreu em 26 de agosto de 2021, através da Lei 14.195

Por que houve o fim da EIRELI?

Um dos principais motivos para o fim da EIRELI foi a criação do novo formato jurídico de constituição empresarial, a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), trazida pela “Lei da Liberdade Econômica” (Lei 13.874/2019).

Como assim? A SLU trazia as mesmas características das EIRELI, como a possibilidade de abrir empresa com um único sócio responsável e o benefício da responsabilidade limitada, porém, para ser SLU, os empreendedores não precisam de capital social mínimo.

Esse importante detalhe fez com que muitas Sendo assim, com o passar do tempo, tendo em vista a existência de dois formatos com finalidades parecidas e levando em consideração que muitas novas empresas optassem pela SLU em vez da EIRELI, a Lei 14.195/21 decretou o fim da EIRELI.

O que substituiu a EIRELI?

Na Lei 14.195/21, em seu artigo 41º, é definido que:

As empresas individuais de responsabilidade limitada existentes na data da entrada em vigor desta Lei serão transformadas em sociedades limitadas unipessoais independentemente de qualquer alteração em seu ato constitutivo. 

Sendo assim, todas as empresas que possuíam formato EIRELI passaram, automaticamente, ao formato SLU.

Mas o que isso implica na prática? De modo geral, não houve muitos impactos, mas é importante se atentar ao fato de que a razão social da sua empresa irá mudar, por isso é necessário preencher a ficha cadastral disponibilizada por meio do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) e apresentar nos locais em que a empresa possui cadastramento, para poder fazer a atualização necessária.

O ideal é contar com a assessoria de um profissional contábil para te auxiliar melhor nesse processo e tirar todas as suas dúvidas.

Além disso, caso você ainda não tenha uma empresa, mas esteja iniciando esse processo de abertura e formalização, esse profissional também poderá te ajudar para que você faça a escolha mais adequada à sua realidade.

Veja também:

A FAS Group pode te ajudar!

Nós, da FAS Group, somos especialistas em abertura e formalização de empresas e vamos ajudar você a realizar o registro da sua empresa no regime tributário adequado e no formato jurídico mais vantajoso para você.

Os nossos profissionais altamente qualificados e experientes dominam a legislação e, portanto, irão apresentar as informações que você precisa para fazer as escolhas certas para o bom desenvolvimento do seu empreendimento.

Então entre em contato conosco e garanta agilidade, segurança e praticidade em todo o processo de abertura e formalização da sua empresa.

ABRA A SUA EMPRESA AGORA MESMO COM A FAS GROUP!

5/5 - (1 vote)
Summary
Fim da EIRELI: saiba tudo sobre o assunto
Article Name
Fim da EIRELI: saiba tudo sobre o assunto
Description
Tudo o que você precisa saber sobre o fim da EIRELI. Leia nosso post e confira todas as informações sobre este assunto.
Author
Publisher Name
FAS Group
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo atual, relevante para a sua empresa e de fácil acesso: você encontra aqui.

Trabalhamos com o foco de levar respostas às suas principais dificuldades, e isso também você poderá perceber em nossas produções.

Então, assine agora nossa newsletter e receba diretamente em sua caixa de e-mail material de qualidade que vai transformar a forma como você administra sua empresa.

Posts Relacionados

Aprenda A Tirar Proveito Da Tributacao Pelo Lucro Real Blog - Contabilidade em Indaiatuba - SP

Como aproveitar as vantagens do Lucro Real?

Tributar pelo Lucro Real pode ser mais vantajoso do que você imagina, empreendedor(a) Visto como um regime tributário complexo, o Lucro Real pode trazer inúmeros benefícios. Conheça-os aqui. Quando o assunto é tributação, é preciso ter muita atenção e um

Conheca 5 Desafios Da Inovacao Em Multinacionais E Os Supere Blog - Contabilidade em Indaiatuba - SP

Desafios da inovação nas multinacionais

5 desafios da inovação em multinacionais: como superá-los  Inovar na multinacional nunca foi tão necessário como nesta era extremamente tecnológica, porém existem alguns desafios a serem vencidos. Veja, neste artigo, os desafios da inovação nas multinacionais O mundo está mudando

Conheca As Obrigacoes Fiscais Da Sua Empresa E As Mantenha Em Dia Blog - Contabilidade em Indaiatuba - SP

Quais são as obrigações fiscais contábil da sua empresa?

Obrigações fiscais: saiba quais são e a importância delas para o funcionamento da sua empresa. Já sabe identificar quais são as suas obrigações fiscais contábeis? Esse é o primeiro passo para garantir um bom funcionamento do seu negócio, entenda! Se

9 Erros Na Gestao Financeira Da Sua Empresa Que Voce Precisa Evitar Blog - Contabilidade em Indaiatuba - SP

Os erros de gestão financeira que devem ser evitados

Evite esses erros na gestão financeira da sua empresa Conheça os principais erros na gestão financeira da sua empresa e saiba como evitá-los Ter uma gestão financeira efetiva é fundamental para manter a sua empresa saudável e no caminho do

Recomendado só para você
Confira 7 dicas para uma gestão de comércio eficiente Obter…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Aviso Legal LGPD

Ao seguir com o envio do formulário, o titular registra sua manifestação livre, informada e inequívoca pela qual, concorda e consente que a FAS GROUP, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 26.744.918/0001-39, realize o tratamento dos seus dados pessoais aqui coletados para finalidade de envio de e-mails marketing e newsletter.

A FAS GROUP, reforça que o Titular pode exercer seus direitos de informações e revogação de uso dos seus dados a qualquer momento mediante requisição através do e-mail: privacidade@fasgroup.com.br.