Terceirização financeira: passo a passo para ter em sua empresa

Descubra Agora Tudo O Que Voce Precisa Saber Sobre Os Impostos E As Aliquotas Do Lucro Real Blog - Contabilidade em Indaiatuba - SP

Compartilhe nas redes!

Saiba qual o passo a passo para implementar a terceirização financeira que vai transformar os resultados da sua empresa!

Dê fim ao caixa no vermelho, a prejuízos e à desorganização, com uma terceirização financeira que vai garantir resultados extraordinários

Para uma empresa funcionar de forma impecável, manter-se em dia com suas obrigações e para atender aos clientes com excelência, é preciso que todo processo esteja impecável. 

Afinal, cada detalhe na rotina, decisões, investimentos e ações serão responsáveis por direcionar o seu negócio para o êxito que você almeja. 

Cada vez mais, novas formas de gerir um negócio, recursos tecnológicos e estratégias voltadas para o crescimento estão à disposição dos negócios, como é o caso da terceirização de processos da empresa. 

A terceirização é uma alternativa benéfica em diversos aspectos, visto que viabiliza uma série de vantagens que impactam diretamente o êxito da empresa. 

Por isso mesmo, preparamos este conteúdo para focar uma terceirização crucial: a do financeiro. 

Assim, ao longo do artigo vamos te mostrar o porquê essa é uma alternativa extremamente benéfica e qual o passo a passo ideal para que você possa implementar em seu negócio o quanto antes.

Terceirização financeira: por que é uma boa alternativa?

Há quem defenda a terceirização como algo extremamente positivo e quem defenda que faz com que o controle do seu próprio negócio seja perdido. 

Mas, afinal, qual lado está correto? 

A realidade é que ambos os lados são possibilidades reais, sendo que tudo irá depender de como o processo de terceirização financeira é implementado em seu negócio. 

Contudo, trata-se de uma boa alternativa justamente por delegar todas as questões financeiras do seu negócio nas mãos de especialistas preparados para lidar com cada detalhe da forma adequada. 

Assim, é uma alternativa que vai te proporcionar:

  • Tranquilidade; 
  • Melhores condições financeiras; 
  • Correção de erros em relação às finanças; 
  • Gestão efetiva; 
  • Melhores resultados. 

Portanto, a fim de que você possa analisar tudo o que optar pela terceirização financeira em sua empresa pode proporcionar, a seguir vamos destacar as principais vantagens.

Vantagens da terceirização financeira 

Cada vez mais, a terceirização de diversos processos tem sido buscada como uma alternativa para otimizar processos e para torná-los mais eficientes. 

Todavia, há também a preocupação quanto a perder o controle sobre o próprio negócio, como também há preocupação relacionada a problemas que atrapalhem o desenvolvimento. 

Diante disso, separamos as principais vantagens da terceirização financeira, de forma que você saiba o que essa possibilidade pode te viabilizar.

Otimização do seu tempo 

A primeira vantagem de destaque é a otimização de tempo que a terceirização financeira proporciona, afinal você não precisará dedicar longos períodos para resolver todos os detalhes da gestão das suas finanças. 

Com profissionais especializados cuidando de cada detalhe para você, é possível definir apenas um período para acompanhamento de processos e de relatórios, de forma a se manter a par do que está acontecendo. 

Com isso, você tem mais tempo para focar e para se dedicar aos demais aspectos importantes que compõem a sua rotina.

Entretanto, é de extrema importância incluir em sua rotina o momento para acompanhar relatórios, resultados e indicadores de desempenho.

Maior controle sobre os números 

Um dos problemas comuns entre diversos gestores é manter cada detalhe sobre os números do negócio em dia, visando evitar:

  • Custo excessivos; 
  • Prejuízos financeiros; 
  • Inadimplências; 
  • Atrasos nos pagamentos; entre outros. 

Com o suporte de uma terceirização financeira, esses problemas não serão mais uma realidade em sua empresa, visto que você terá acesso a relatórios financeiros fundamentais para o negócio. 

Dessa forma, é possível acompanhar o desempenho financeiro do negócio, tomar decisões adequadas e prezar o pleno desenvolvimento da sua empresa. 

Assim, é possível evitar situações em que seu negócio esteja no vermelho, promovendo um financeiro cada vez mais saudável.

Relatórios financeiros 

Um ponto que mencionamos, mas que vale o destaque como uma das principais vantagens da terceirização financeira é o acesso a relatórios financeiros efetivos, que vão te dar um constante panorama sobre a situação financeira do seu negócio. 

A partir disso, é possível identificar melhorias, o que ainda precisa ser ajustado, bem como embasar tomadas de decisões. 

Com o suporte de profissionais especializados que estarão focados em cuidar dessa questão, relatórios precisos poderão ser constantemente consultados.

Segurança financeira 

A terceirização financeira é fundamental para promover a segurança de que seu negócio precisa para se manter bem distante de situações que levem à falência. 

Afinal, você terá suporte a fim de que um fundo de reserva seja consolidado, para que os custos permaneçam enxutos, para que sejam feitos investimentos seguros e para que os melhores resultados sejam proporcionados. 

Dessa forma, você tem mais segurança para não chegar no final do mês e se deparar com surpresas como fechamento de caixa no vermelho, o que impacta de forma extremamente negativa o andamento da sua empresa.

Recursos e ferramentas adequadas 

Especialmente com tudo o que a tecnologia proporciona, existem diversos recursos e ferramentas que podem ser aplicados em prol de uma gestão financeira impecável. 

Dentre eles, podemos destacar:

  • Sistema de gestão financeira; 
  • Estratégias para controle dos números; 
  • Planilhas.

Tudo isso auxilia os processos que precisam ser realizados, como a conciliação bancária, os lançamentos financeiros, o registro das contas a pagar e a receber, o fluxo de caixa, entre outros. 

Em suma, com o suporte de uma terceirização financeira adequada, você tem a aplicação de tudo que pode tornar a sua gestão ainda melhor, mais simples e mais efetiva. 

Profissionais especializados no assunto

Um aspecto que é fundamental e extremamente vantajoso para o desenvolvimento do seu negócio é contar com profissionais especializados em gestão financeira. 

Isso porque você não estará delegando as atividades financeiras nas mãos de qualquer pessoa, mas sim de especialistas no assunto, preparados para entender as especificidades do seu negócio e para, somente a partir disso, implementar ações que sejam coerentes e adequadas. 

Desse modo, você realmente tem tranquilidade para dedicar a sua atenção às demais tarefas, com a certeza de que, no que se refere ao financeiro, há profissionais cuidando de tudo de forma impecável.

Potencialização dos resultados

Por fim, o último aspecto vantajoso que vamos evidenciar sobre a implementação da terceirização financeira na sua empresa é a potencialização dos resultados obtidos. 

Isso se deve à somatória de todas as vantagens que evidenciamos anteriormente, que vão permitir que você tenha um financeiro impecável, que gere os resultados esperados e que garanta a segurança do seu negócio. 

Dessa maneira, seus resultados são potencializados de forma sólida e consistente, o que é fundamental para a continuidade do crescimento da sua empresa.

Mas e as desvantagens?

Acabamos de evidenciar diversas vantagens e, muito provavelmente, você deve estar se perguntando se são só pontos positivos. 

Delegar atividades tão cruciais da empresa nas mãos de outros profissionais é algo que pode, sim, gerar tudo o que mencionamos anteriormente, mas quando feito da forma correta. 

As desvantagens da terceirização financeira só se concretizam quando a implementação não é realizada da forma correta, o que acaba gerando:

  • Perda de controle do financeiro;
  • Prejuízos; 
  • Custos excessivos; 
  • Oneração do seu tempo; 
  • Declínio da empresa. 

A fim de evitar que esses pontos ocorram, basta estar preparado e o cumprimento de uma implementação da gestão financeira da forma adequada.

Passo a passo para implementar a gestão financeira 

Para te auxiliar a usufruir de todos os pontos positivos que a terceirização da gestão financeira tem a oferecer, preparamos um passo a passo. 

Nesse viés, vamos evidenciar quais são as etapas para que a sua gestão financeira esteja em boas mãos, bem como para que você tenha um bom retorno e uma segurança em relação à decisão de terceirização. 

Com isso, você irá evitar todos os problemas que poderiam levar as desvantagens que mencionamos, portanto vamos ao passo a passo!

1 – Compreensão de como funciona 

O passo 1 refere-se justamente ao que você está fazendo agora: compreender como funciona a terceirização financeira.    

Toda decisão tomada em prol da sua empresa, especialmente as que representam tamanho impacto, precisa ser tomada de forma ponderada e com o cuidado para que não acabe tornando-se algo prejudicial ao invés de uma fonte de melhorias. 

Para isso, a internet é sua grande aliada, haja vista que conteúdos sobre o assunto em diversos formatos estão disponíveis gratuitamente e que permitem que você compreenda de forma completa como cada detalhe funciona.

Diante disso, comece dedicando tempo para compreender de forma completa, bem como para esclarecer suas dúvidas; inclusive, você pode entrar em contato conosco a qualquer momento para isso.

2 – Escolha uma equipe de sua confiança 

Como já deixamos claro em alguns momentos, é de extrema importância delegar os processos financeiros nas mãos de profissionais aptos para cuidar de tudo e, claro, que sejam de sua absoluta confiança. 

Afinal, o ideal é que você sinta a tranquilidade para focar as suas demais atividades sem que o financeiro seja uma preocupação constante em sua mente. 

Por isso, estude as possibilidades, questione, alinhe expectativas, não fique com dúvidas e tenha ao seu lado uma equipe que atue de forma:

  • Humanizada; 
  • Personalizada; 
  • Focada nas suas necessidades;
  • Com comunicação assertiva. 

Dessa forma, você tem toda a base para confiar o seu financeiro nas mãos de quem realmente vai cuidar de cada detalhe, de uma forma alinhada com suas expectativas e coerente com as necessidades da sua empresa. 

Sendo assim, o primeiro e o segundo passo demandam investimento de tempo, que serão convertidos na futura otimização do seu tempo e em uma tranquilidade financeira que todo empresário almeja ter. 

3 – Definição contratual 

O terceiro passo já se refere a algo mais burocrático, mas crucial para garantir os direitos e os deveres de cada uma das partes envolvidas. 

A definição contratual será a responsável por definir todos os detalhes imprescindíveis para que essa relação de terceirização seja legalizada e para que ambas as partes tenham um amparo.

Dessa maneira, é importante que a definição contratual seja acompanhada pelo suporte do advogado de sua empresa. 

De forma geral, no contrato, devem constar os seguintes pontos:

  • Dados pessoais de ambas as partes; 
  • Qual será o serviço prestado; 
  • Valores; 
  • Prazos;
  • Aplicação de multas e de juros em caso de atrasos; 
  • Cláusulas de rescisão; 
  • Assinaturas das partes e das testemunhas. 

Porém, novamente, é importante ter suporte advocatício para que o contrato atenda de forma adequada às demandas de todos os envolvidos.

4 – Entrega dos dados sobre o negócio 

Com a questão contratual resolvida, chega o momento de entregar os dados do seu negócio para os profissionais que vão cuidar do seu financeiro. 

Esse é um momento de transparência, sendo crucial reunir todo os documentos e informações possíveis para dar uma base inicial de trabalho adequada. 

A partir disso você terá profissionais que estarão a par da situação do seu negócio e, portanto, preparados para identificar quais são as ações ideais, bem como quais são as prioridades, pontos de risco e afins.

Dessa forma, colocar toda a questão financeira em ordem torna-se algo muito mais simples e ágil.

5 – Alinhamento dos processos financeiros

Por fim, a última etapa para que a terceirização financeira possa proporcionar uma verdadeira transformação extremamente positiva para o seu negócio é o alinhamento dos processos financeiros. 

Essa etapa de alinhar como os processos financeiros vão funcionar é fundamental para que você esteja a par de como tudo será realizado, garantindo que esteja de acordo com o que você espera. 

Ademais, é neste momento em que você pode comunicar especificidades do que espera dos profissionais, a fim de que eles possam te explicar qual será a estratégia adotada para promover os melhores resultados possíveis para o seu negócio. 

Quanto melhor for o alinhamento, maiores as chances de êxito e de satisfação com a implementação da terceirização financeira no seu negócio.

Conte com profissionais preparados para proporcionar aquilo de que sua empresa precisa!

Com todos esses aspectos sobre a terceirização financeira evidenciados, não poderíamos concluir esse conteúdo sem te direcionar em relação a com quem contar para ter todos esses benefícios em seu negócio. 

Dessa forma, para conhecer e para contar com profissionais preparados para colocar tudo em prática, basta entrar em contato conosco, do Gerenciar Agora

Nossa equipe é especializada em terceirização financeira e está à sua disposição para analisar as especificidades do seu negócio e para, com isso, aplicar as melhores ações em prol dos seus resultados. 

Com isso, você tem o serviço de terceirização financeira prestado de forma digital e conta com o envio e com o recebimento de documentos, da entrega de relatórios e de faturamentos de forma impecável.

Para saber mais sobre o que podemos fazer por você, basta entrar em contato agora mesmo.

Implementar a terceirização financeira !

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Conteúdo atual, relevante para a sua empresa e de fácil acesso: você encontra aqui.

Trabalhamos com o foco de levar respostas às suas principais dificuldades, e isso também você poderá perceber em nossas produções.

Então, assine agora nossa newsletter e receba diretamente em sua caixa de e-mail material de qualidade que vai transformar a forma como você administra sua empresa.

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Descubra agora quais são os documentos para abrir empresa que…
Cresta Posts Box by CP

Aviso Legal LGPD

Ao seguir com o envio do formulário, o titular registra sua manifestação livre, informada e inequívoca pela qual, concorda e consente que a FAS GROUP, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 26.744.918/0001-39, realize o tratamento dos seus dados pessoais aqui coletados para finalidade de envio de e-mails marketing e newsletter.

A FAS GROUP, reforça que o Titular pode exercer seus direitos de informações e revogação de uso dos seus dados a qualquer momento mediante requisição através do e-mail: privacidade@fasgroup.com.br.