Pague menos impostos: utilize a reorganização societária no planejamento tributário
Se você deseja entender como utilizar a reorganização societária no planejamento tributário para pagar menos impostos, não deixe de ler o artigo de hoje
A alta carga tributária é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas brasileiras quando falamos em crescimento, expansão e até mesmo em continuar com as portas abertas.
Por isso, as empresas estão na constante busca por soluções para redução da carga tributária e dos seus efeitos. Uma dessas soluções é utilizar a reorganização societária no planejamento tributário.
Mas isso é realmente possível? Como deve ser realizado? Continue a leitura conosco e entenda!
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A FAS Group pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
A reorganização societária pode ser utilizada no planejamento tributário?
Sim, isso é possível! A reorganização societária pode ajudar a minimizar os efeitos dos custos fiscais das empresas através de um planejamento tributário bem elaborado.
Essas operações, como a incorporação ou a cisão, por exemplo, de forma isolada ou combinada, podem ser utilizadas como importantes ferramentas de planejamento tributário.
Porém, como isso é possível? Veja a seguir!
Veja também:
- Planejamento tributário: como garantir a melhor tributação?
- Diferenças entre os regimes tributários: você sabe quais são?
- Pagar menos impostos: quais são os trâmites?
Como utilizar a reorganização societária no planejamento tributário?
Imagine que uma empresa possui duas atividades em seu objeto social e que é tributada pelo regime do Lucro Presumido. Em um determinado momento, ela sofre cisão parcial, sendo dividida em duas.
Desse modo, uma nova empresa, cuja atividade seja apenas de processamento de dados, poderá continuar no Lucro Presumido, pagando menos impostos do que antes da cisão ou mesmo se enquadrar no Simples Nacional, em uma tentativa de reduzir sua carga tributária.
A escolha dependerá da elaboração de um planejamento tributário, o qual analisará todas as situações para definir o regime mais adequado.
Agora imagine outra situação: uma empresa de um mesmo grupo econômico possui prejuízo acumulado.
Nesse caso, percebe-se que realizar a incorporação de uma empresa que tem lucro pela que apresenta resultados negativos irá permitir o abatimento ou mesmo a eliminação da tributação dos ganhos de capital, possibilitando o aproveitamento tributário.
Vale ressaltar que, antes de tomar qualquer decisão, é fundamental que seja realizado um estudo técnico para analisar a melhor forma de reestruturação societária.
Saiba que um profissional contábil poderá realizar esse processo de forma segura e assertiva, buscando, ainda, aliar essa estratégia a um planejamento tributário efetivo para que seja possível não só a redução da carga tributária, como também:
- Redução de riscos para empresa;
- O cumprimento devido da legislação;
- A operação mais vantajosa e muito mais.
Conte com o FAS group!
Com mais de 59 anos de experiência no mercado, nós, do FAS group, ajudamos as empresas não só a se manterem em conformidade legal, como também a crescerem e se desenvolverem no mercado.
Desse modo, somos a opção ideal para auxiliá-lo em todo o processo de reorganização societária e na elaboração de um planejamento tributário efetivo a fim de que você consiga reduzir sua carga tributária, seus riscos financeiros e consiga manter seu negócio saudável, organizado e legal.
Entre em contato conosco para que possamos conversar melhor sobre a sua situação e sobre como podemos ajudar.
CLIQUE AQUI PARA PAGAR MENOS IMPOSTOS EM SUA EMPRESA!